Partilhar:

Glória não tinha o sonho de ser polícia desde pequena. Foi após a sua licenciatura e um estágio na Polícia de Segurança Pública que surgiu o fascínio pela força de segurança.

Continue a ler este fantástico testemunho!

A nossa formanda descobriu a Master D através das redes sociais: ”Pesquisava tanta coisa sobre Forças de Segurança, Polícia, sobre todas estas áreas que acabei por descobrir a Master D e o Curso de Preparação e a Formação que podia dar.”

Antes do seu curso connosco, Glória estava a trabalhar num restaurante na Costa da Caparica, para além de fazer voluntariado. “Ganhei esta paixão pela polícia desde o estágio que realizei na Polícia de Segurança Pública, no âmbito da minha licenciatura em Ciências Forenses e Criminais. A partir daí foi mesmo “É isto! É mesmo isto que eu quero!” Assim que vi esta oportunidade de preparação, percebi que era isto que precisava para estar lá dentro.” E foi isso mesmo.

O “bichinho” da PSP

Após o término da sua licenciatura, em Ciências Forenses e Criminais, Glória estava certa que o seu caminho passaria pela PJ, mas por vários fatores isso não foi possível. Talvez até tenha sido melhor, pois foi no seu estágio na PSP que percebeu que podia fazer aquilo que queria na Polícia de Segurança Pública. “Foi mesmo ouro sobre azul! Para além da PSP ser mais direcionada para o público e a sociedade em si, tenho a oportunidade de ter também o trabalho de investigação. Se quiser, um dia posso-me candidatar à unidade de polícia técnica.”

A preparação para o Concurso

A nossa formanda não sabia o que a esperava em relação ao curso e às suas fases, apenas tinha algumas noções graças ao seu estágio na PSP. Só sabia que era complicado e exigente:” Se fosse fácil, qualquer pessoa passava, diziam-me. Confesso que fiquei um pouco receosa, principalmente pelas provas físicas porque não treinava, não fazia exercício.”

Mas estes medos desapareceram quando começou o seu curso: “A Master D proporcionou-me todas as ferramentas para poder ter sucesso, fiquei muito melhor preparada. Foi um grande alívio ter este apoio e preparação” Glória acrescenta que os simulacros, tanto de provas físicas como de provas teóricas, as sessões on-line, os webinares, são ferramentas para que os formandos consigam ter sucesso. “Se quisermos, temos todo o sucesso!”

A experiência na Master D

A nossa formanda lembra-se perfeitamente do dia em que se inscreveu na Master D: 29 de outubro de 2021 “A partir daí foi sempre a somar! Tudo o que a Master D proporciona é simplesmente valioso para quem está a participar nestes concursos.” É nos webinares que é passada grande parte da informação. São sessões de contacto curtas e concisas.” Afinal, o seu objetivo é a passagem de conhecimento.

E para que os formandos fiquem preparados a 100% para o cenário real que os espera no Concurso, existem também os Simulacros de Provas Teóricas. Com estas simulações, os examinados conseguem perceber quais são as matérias avaliadas nestas provas: “Os testes da Master D são mais exigentes do que aqueles que nos são dados, o que nos torna logo muito mais bem preparados”

Glória salienta ainda o módulo específico de preparação disponível no Campus Virtual. Nesta etapa, os formandos conseguem ter noção detalhada de como estão os seus conhecimentos em cada matéria: “Só por isso, já é excelente!”.

Em relação à parte física, também são feitos treinos online e simulacros. “Ao início, parece que os treinos on-line não fazem efeito, mas ajudam e muito.” Os exercícios personalizados que o e-Tutor Ivo Cristeta dá são uma parte essencial desta preparação. “Evoluímos sem sequer nos apercebermos. Começamos a fazer as coisas aos poucos e no final já conseguimos fazer tudo sem esforço nenhum!” Os simulacros são o culminar de todos estes treinos: todos os exercícios são feitos e o e-Tutor está apenas para se certificar que corre tudo bem: “É a sério: é mesmo como se a situação estivesse a acontecer, o Ivo não interfere e isso acaba por ser muito bom, pois temos o contexto da situação e de toda a envolvente.”

Por fim, há ainda a simulação de entrevista, onde é passada aos formandos informação valiosa em relação às questões que podem ser colocadas na entrevista real.

Glória destaca ainda o papel dos preparadores: “É com eles que fazemos as simulações de entrevista. O simples facto de termos alguém que nos diz tudo o que pode sair, é fundamental. Já para não falar da constante ajuda que nos dão, basta enviar uma mensagem que respondem com a maior brevidade possível.” A Master D faz questão de que os seus formandos se sintam acompanhados ao longo de toda a sua formação e Glória não foi exceção.

Para a nossa formanda, foi também importante travar amizades nesta etapa da sua formação: “Acabamos por fazer amizade com pessoas que estão na mesma situação que nós, mesmo antes de estarmos em concurso, ou sequer pensarmos em entrar. Há pessoas da Master D que vou guardar para a vida, mesmo que não consigam entrar.” Glória admite mesmo: “A Master D foi para mim, uma casa durante um ano”

“E agora?” – Os passos seguintes

Agora que já terminou a sua preparação com a Master D e que também conseguiu passar no Concurso de Acesso à PSP, Glória Gaiteiro sente-se muito feliz. Após um ano a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo para alcançar o seu objetivo, Glória parece ainda não acreditar: “Foi mesmo muito tempo. Estive um ano a prepara-me para isto e agora que entrei, penso “okay…e agora?” Agora, fica-se feliz. Já experimentaste as botas da PSP, estás lá! O que mais podes querer?” O corpo pode ainda não ter percebido, mas a cabeça já e Glória sente-se invadida por uma sensação muito boa: o orgulho não só em si mesma, mas também nas pessoas que a acompanharam neste processo, nos amigos e na família: “Dizem que vão ter uma amiga PSP e eu digo “ainda não, ainda não!”, mas é uma sensação muito gratificante, de concretização. É muito bom”

Glória prepara-se agora para a mudança da sua vida: ficará algum tempo longe da sua família e amigos para fazer o Curso de Agente da PSP: “Tudo será completamente diferente”

Recomenda a Master D?

Quando perguntamos se recomenda a Master D, Glória não deixa margem para dúvidas: “Sim, um grande sim! Todo o trabalho tem que ser nosso, isso é ponto assente. Mas todo o apoio que a Master D nos dá é incrível. Dão-nos todas as ferramentas para termos sucesso.”

Para finalizar, Glória deixa palavras de apoio: ”Mesmo que estejam com dúvidas, não têm a certeza se vão conseguir entrar ou não, a Master D ajuda e dá-nos essa confiança e à vontade com todas as ferramentas. Tudo o que precisamos está aqui. Obrigada, Master D!”

Nós é que agradecemos, Glória! Resta-nos desejar todo o sucesso na Preparação para Agentes da Polícia de Segurança Pública!

 

 

Conheça aqui os Cursos de Preparação para Forças de Segurança da Master D.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *